Tarot, Kabala e Numerologia

Ferramenta: Calcule sua Urgência Interior

O Universo está feito com a Lei do número, medida e peso; as matemáticas formam o universo, os números vêm a ser entidades viventes.

Samael Aun Weor

Desde o alvorecer da vida, o Ser humano busca desvendar um dos principais mistérios da existência: o da consciência em busca de sua fonte primordial, donde se desprendeu originalmente.

Tarot Egípcio

Ao longo da história, vários métodos foram desenvolvidos para aprimorar a mente e a consciência a fim de desvendar e conhecer as forças ocultas da Natureza e do Ser humano, assim como ensinar-nos os princípios fundamentais capazes de levar o Homem à fusão com a Verdade. Tarot, Kabala e Numerologia possuem suas origens em povos distintos, mas de um radical comum.

Tarot

O Tarot tornou-se popular na Europa medieval, principalmente por meio dos povos ciganos da Espanha. Seus signos abundam nas obras Herméticas da época, e são facilmente identificados nas obras de Nostradamus. Porém, sua origem exata remonta aos antigos Egípcios, os quais herdaram sua Sabedoria Serpentina dos povos Atlantes, sendo sua autoria atribuída ao Grande Mestre Metraton, conhecido nas Sagradas Escrituras como Profeta Enoque.

O Tarot é um Livro de 78 Lâminas, vulgarmente chamadas de cartas, compostas de símbolos, Kabala e numerologia, cujos hieróglifos primordiais foram inscritos em pedras, encontradas entre as colunas das ruínas de um antigo templo.

Hoje, o Tarot é conhecido principalmente como oráculo, sendo utilizado para fins de predição. Porém, esta não é sua única finalidade, sendo também um Códice Iniciático, muito usado entre os neófitos e iniciados egípcios.

Bereschit (no princípio, em Hebraico)

Kabala

A Kabala, originalmente Qabalah ou Qblh, da língua hebraica (de origem semítica), significa “receber”. O Tarot e a Kabala surgem praticamente na mesma época e se fusionam sábia e majestosamente. Isso se dá através do encontro de dois povos antigos: egípcios e judeus. É atribuída a Moisés a organização da Kabala, embora esta seja muito mais antiga. Está formada por 22 letras que se associam diretamente com as 22 cartas maiores do Tarot.

Composta de quatro áreas: Bereschit, Mercavah, Gematria e Themura, a Kabala abrange distintas árvores, sendo a principal a Árvore da Vida (Themura) ou Árvore Sephhirótica.

A Árvore Sephirótica apresenta todas as regiões do Reino, as quais serão conquistadas pelo valoroso Neófito que, como recompensa, encarna a Verdade. A mais estudada na Kabala representa dez sefiras ou esferas do conhecimento. Essas esferas são: Malchut, o corpo físico (10); Jesod, as águas sexuais (9); Hod, as emoções (8); Netzach, o mundo da mente (7); Tipheret, o mundo da vontade (6); Geburah, a consciência (5); Chesed, o Mestre Interno (4). Esses são os sete primeiros Sephirotes. Além destes temos mais três, que são: Kether, Deus-Pai, o “1”; Chockmah, Deus-Filho, o “2”; e Binah, Deus-Espírito Santo, o “3”; formando a mesma trindade conhecida entre os cristãos.

Numerologia

Uma terceira integrante deste contexto é a Numerologia, ou ciência dos números, que se complementa perfeitamente na Kabala e, consequentemente, no Tarot, uma vez que os números também são signos.

Sócrates, Platão e Demócrito, que eram pitagóricos, defendiam que somente os números, a Matemática Sagrada, trazem clareza ao pensamento. Neste âmbito, a apreensão da natureza e substância do número não não é tarefa ordinária. Jamais cognoscível à ótica vulgar e sem substância é, todavia, fomento às percepções austeras, projetando-as ao intransmissível.

À medida que o homem robustece o intelecto e atrofia o coração, o número e a Unidade, seu princípio divino, se divorciam. Se o número, em um passado, se projetava ao Imensurável e Intangível, na Idade de Ferro, se projeta ao Tangível e Mensurável.

O número deixa o estado Absoluto e se aprisiona no relativo. Nesta ótica, “o Número é a Relação entre a quantidade e a Unidade”, segundo Newton. Só tem significado quando associado às diferentes unidades. Sem uma unidade, seja esta de massa, cifras ou tempo, o número torna-se sem substância.

O que se entende por “quatro”? Apenas entende-se como um numeral, associado, relativo a alguma unidade. Porém sua substância está perdida e não se pode saber qual o significado de tal substantivo. Aqui aparece aquele homem que gravita ao redor das unidades, as quais absorvem todas as suas forças e esforços. Aqui aparece a Humanidade que somente valoriza as quantidades e desconhece o valor dos princípios. Nasce o “Ter” e morre o “Ser”.

Ficam os signos silenciosos esculpidos na arte e na poesia régia, no Tarot, na Kabala, na beleza legada pelos homens e mulheres que encarnaram os valores imperecíveis da geometria sagrada.

NumerologiaTarotKabala
NúmeroCartaSefiroteLetraSignificado da letra
1MagoKetherAlefGuia
2SacerdotisaChockmahBethCasa
3ImperatrizBinahGimelNatureza
4ImperadorChesedDaletA porta de entrada
5JerarcaGeburahHeReligião
6IndecisãoTipheretVauLiberdade
7TriunfoNetzachZainpropriedade
8JustiçaHodChethReparação
9EremitaJesodThetIntegração
10RetribuiçãoMalchuthIodA ordem
Relações: Tarot, Kabala e Numerologia

Loading

1 comentário em “Tarot, Kabala e Numerologia”

  1. Pingback: O Número Quatro, Símbolo do Poder e do Domínio - AGEACAC

Deixe um comentário