Incontáveis são as formas e expressões de vida. A cada dia somam-se novas espécies de animais, plantas, insetos, dentre outros organismos vivos aos milhões já catalogados. O Ser humano é apenas um deles.

Ponto para reflexão é: a natureza precisa do ser humano ou somos nós que dependemos da vida que está ao nosso redor?
A Natureza organiza todas as espécies vivas e dá alimento, abrigo e um papel na criação. A vida por mais simples que seja em sua expressão tem uma função, e desta depende a harmonia de todos os seres. A Natureza é uma Mãe que cuida de seus filhos.
A Organização da Natureza

Onde existe a criação, existe ordem. Para que exista ordem, seja na casa, no trabalho, na sociedade ou na natureza, são necessárias Leis. As Leis biológicas são vitais para os seres vivos. Deixe de comer ou respirar e verá o resultado de tal infração. As Leis Naturais, por sua vez, devem ser cumpridas por todas as espécies, sob a pena de calamidade e infortúnio para as demais espécies. A única espécie que não cumpre e até mesmo desconhece as Leis que a rege é a espécie humana.
Refletindo-se profundamente, vamos perceber que em verdade o Ser Humano não precisa cuidar da natureza, apenas respeitá-la. A Natureza se sustenta por si mesma.
Necessitamos conhecer e respeitar as Leis Naturais, jamais violá-las ou transgredi-las. Por falta de conhecimento destes mecanismos de controle o homem hoje manipula o código genético criando organismos transgênicos, extingue espécies animais e vegetais, destrói a camada de ozônio, provoca o aquecimento global do planeta, polui os oceanos…
Respeito à Vida: direito à Paz e Harmonia

Se o homem percebesse que ele faz parte do Ecossistema e que tudo que ele faz contra a vida está fazendo conta si mesmo quem sabe modificaria seu comportamento frente ao planeta. Necessitamos com urgência compreender que toda ação gera uma conseqüência e que somos diretamente responsáveis por todas as reações que a natureza atualmente está infligindo à humanidade. A Natureza possui um equilíbrio delicado, preciso, matemático. Nós vemos então que quando o homem aparece na natureza o que cria é desarmonia e desequilíbrio.
“Respeito ao direito alheio é paz.”
Benito Juárez
O Homem não respeita os direitos à vida de outras espécies e por isto não pode viver em paz e harmonia. Todos os reinos e espécies querem e merecem viver bem em todos os aspectos. E o que podemos fazer para que isso ocorra? Começando por nós mesmos: respeitar e cuidar a vida física e espiritual que pulsa dentro de nós.
Necessitamos cuidar do corpo físico através dos alimentos que ingerimos, do ar que respiramos e dos pensamentos que temos. Lembramos que “mens sana in corpore sano”, Mente Sã, Corpo São, Iunius Iuvenalis, poeta romano. E buscar o despertar de nossa consciência, pois quando o homem desperta ele conhece a si mesmo e como conseqüência à natureza, ao universo e ao Criador.
A causa de todos os males que a sociedade origina é a ignorância, ou seja, a falta de conhecimento, de sabedoria. O Homem com dez por cento de sua consciência desperta não origina guerras, desigualdades e crimes contra a natureza.
“A Natureza está em capacidade de suprir ao homem todas as suas necessidades, porém não todas as suas ambições.”
Mahatma Gandhi