
A Gnosis (Sabedoria Divina) ao longo da história da humanidade, através de Parábolas e Mitos sempre assinalou a urgente necessidade que o homem tem de colocar sua consciência em plena atividade.
A Consciência humana é nosso verdadeiro guia e pode nos conduzir ao aperfeiçoamento físico, anímico e espiritual.
Existe uma Mitologia Grega que nos ensina o caminho para despertarmos nossa Consciência e desta forma encontrar em nosso interior a verdade sobre nós mesmos, sobre o universo e sobre o Criador.
Teseu e o Minotauro
Na ilha de Creta existia um Labirinto construído e projetado tão habilmente por Dédalo, de maneira que quem se visse ali encerrado não conseguiria sair sem ajuda. No centro deste Labirinto existia uma Criatura Mitológica, o Minotauro, metade touro metade homem que ali era mantido e exigia do Rei Minos um pesado Tributo: sete donzelas e sete jovens que anualmente eram devorados pelo monstro.
Aparece então Teseu, um heroico ateniense, que voluntariamente se ofereceu para entrar no labirinto e enfrentar este monstro livrando seu povo desta terrível calamidade.

No dia em que iria entrar no labirinto conheceu Ariadne, filha do Rei Minos que se apaixonou por ele e lhe deu dois presentes para que pudesse enfrentar o Minotauro: uma espada e um novelo de linha, o fio de Ariadne.
Conta a Lenda que Teseu conseguiu orientar-se no meio deste Labirinto até chegar onde estava o Minotauro. “Em uma luta corpo a corpo e utilizando sua espada venceu-o. Sua saída desse labirinto só foi possível devido ao fio de Ariadne que o conduziu até a libertação”.

A linguagem mitológica é a mesma da consciência: é simbólica. Esta mitologia nos mostra que orientar-nos não é coisa fácil. O Labirinto que representa a Mente e todas as teorias e conceitos que temos, é mais amargo que a morte.
Para chegarmos ao centro do Labirinto temos que deixar de lado as teorias e conceitos para buscarmos a comprovação de todas as realidades que existem sobre nós mesmos e sobre o universo.
Quando alguém consegue chegar ao centro do labirinto tem que enfrentar-se com o Minotauro cretense, viva representação de todas as debilidades humanas: seus vícios, ódios, violências, defeitos psicológicos, etc…
O fio de Ariadne representa a nossa consciência
Depois só conseguirá sair de dentro deste labirinto através do fio de Ariadne, que representa a própria consciência em atividade, que o deve conduzir até a ‘luz’.
Porém a maior parte das pessoas se perde no labirinto de tantas teorias, de tantos conceitos, de tantas escolas pseudo-ocultistas, de tantas confusões…

O que fazer para nos orientarmos? Obviamente, devemos nos interessar pelo despertar de nossa consciência, pois somente assim podemos caminhar com êxito dentro deste misterioso labirinto.
Todo aquele indivíduo que se interessa pela verdade e pelo seu progresso interior deve buscar viver e comprovar todas as realidades que existem dentro e fora de si.
A Gnosis nos ensina práticas e técnicas como a auto-observação e a meditação que nos permitem o despertar da consciência e investigar de forma direta todos os mistérios da criação.
Pingback: O Ano Sideral e as 12 Eras - AGEACAC