Medicina Natural

Camomila Medicina Natural Fitoterapia AGEACAC
Camomila

A utilização das plantas medicinais é um dos mais antigos instrumentos empregados para o tratamento das enfermidades humanas e muito já se conhece a respeito de seu uso por parte da sabedoria popular. Com os avanços científicos, esta prática milenar perdeu espaço para os medicamentos sintéticos, entretanto, o alto custo destes fármacos e os efeitos colaterais apresentados contribuíram para o ressurgimento da fitoterapia. 

No Brasil, a utilização de plantas como meio curativo é uma atividade altamente difundida e popular, às vezes, empregada de maneira equivocada, afinal, muitas plantas possuem princípios tóxicos e o seu uso pode causar sérios problemas. 

Com a evolução da Ciência e da Pesquisa e decorrente descoberta de fórmulas químicas, a humanidade atraída pelos resultados e impelida pela publicidade e estratégias de interesses econômicos, tem deixado em segundo plano a tradição milenar do uso das plantas medicinais, tão utilizadas por culturas como egípcias, gregas, chinesas, japonesas, dentre outras. Devemos acolher com entusiasmo as descobertas dos cientistas que criam, refletindo o gesto divino da Criação, mas sem esquecer o que Deus já criou, o grande laboratório colocado à disposição do homem: a natureza.

Enfim, a utilização das plantas medicinais envolve cuidados necessários para a manipulação e uso, principalmente porque existem espécies parecidas, mas que possuem propriedades diferentes. Devemos considerar também o fato de que as plantas também são seres vivos, do Reino Vegetal.

Medicina Natural Fitoterapia AGEACAC
Plantas e suas propriedades curativas

As plantas medicinais representam hoje a farmacopéia das regiões onde o acesso à farmácia convencional é muito limitado, a utilização delas obedecem informações tradicionais, passadas sempre de geração para geração. A partir disto a ciência atual estuda e faz pesquisas sobre os princípios medicinais das plantas chegando a grandes descobertas.

Não podemos utilizar estas plantas e propriedades fitoterápicas de forma indiscriminada ou de maneira imprudente, porque isto pode trazer resultados contrários aos procurados.

Como preparar um Chá 

Para se preparar um chá, evite a utilização de utensílios de alumínio ou cobre, dê preferência a utensílios de aço inoxidável, esmaltados, cerâmica ou vidro refratário. As raízes, talos, cascas e sementes levam mais tempo para cozinhar. As flores e folhas, partes mais tenras, levam menos tempo e são preparadas em separado devido também às propriedades, que podem ser diferentes.

Técnica de colheita

  • Ideal pela manhã, após a evaporação do orvalho.
  • A planta não deve estar molhada, pois o excesso de umidade retarda a secagem e favorece a decomposição de substâncias importantes da planta.
  • As plantas devem ser transportadas em caixas arejadas para que haja ventilação.
  • Evitar a mistura de ervas durante a colheita.
  • Não utilizar plantas próximas a poluição, estradas e lavouras em que se utilizem agrotóxicos. 

Secagem

  • Espalhar sobre uma superfície, em camadas de no máximo 5 centímetros de altura.
  • Deve-se colocar em um local arejado, sem sol e sem umidade. 
  • Secar uma espécie de cada vez, ou uma longe da outra. 
  • Separar plantas imperfeitas.
  • Estará seca quando você amassar um punhado e esfarelar. 
  • A secagem serve para eliminar a água que a planta possui, evitando sua deterioração na armazenagem.
Hortelã Medicina Natural AGEACAC
Hortelã após secagem

Loading

1 comentário em “Medicina Natural”

Deixe um comentário