Afinidades Psicológicas

São as Afinidades Psicológicas que nos fazem gostar de alguém sem um motivo aparente ou ainda não suportar a presença de determinado tipo de pessoa ou pessoas, sem que exista um porquê. 

Ainda sobre os fenômenos que envolvem a questão, estão as situações nas quais mesmo antes de se ter algum tipo de contato ou conversa com uma pessoa que se acaba de conhecer, ou seja, apenas com uma primeira impressão, já existe um posicionamento favorável ou contrário em relação a ela.

Simpatia e Antipatia

As Afinidades Psicológicas fazem parte de um conjunto de processos psíquicos involuntários e inconscientes, ou seja, não percebemos tais fenômenos ocorrendo ainda que determinem grande parte de nosso comportamento.

O grande responsável por tais processos é o estado psicológico do ser humano, que cada dia, de forma mais intensa, perde o controle de sua mente e de seus processos mentais em virtude da identificação com o mundo e com as circunstâncias de todos os tipos.

Cada pensamento emitido por nós gera uma determinada onda no espaço, a qual é propagada, gerando uma vibração.

Esta vibração cria uma atmosfera ao redor da pessoa, que é o que a caracteriza e, por afinidade vibratória, faz com que os indivíduos busquem se relacionar uns com os outros, movidos por uma força invisível que se chama “afinidade”. 

afinidade psicológica

Isto é muito fácil perceber em nossa sociedade: os amantes das festas gostam de conversar e conviver com pessoas que têm os mesmos gostos e forma de pensar; o mesmo ocorre com todos os tipos de pessoas, tais como músicos, artistas, políticos, religiosos, desportistas, etc. 

Desta forma atraímos ou repelimos situações, pessoas e eventos ao longo da vida. 

Podemos sintetizar em um provérbio da sabedoria popular:

Me diga com quem andas e te direi quem és.

Pois as relações que possui uma pessoa são a exteriorização da sua forma de pensar, sentir e agir em sua vida. 

Finalizamos com uma frase do grande sábio Hermes Trismegisto:

Assim como é em cima é embaixo, assim como é dentro é fora, assim como é no macrocosmo é no microcosmo homem.

Loading

Deixe um comentário