Sonhos Lúcidos

Veja também O Simbolismo dos Sonhos

O homem percebe o mundo ao seu redor por meio da visão, audição, tato, paladar e olfato.

Sonhos Lúcidos

Os cinco sentidos físicos nos permitem captar imagens, sons, cheiros, sentem as coisas, etc. Todas estas impressões constituem a realidade física, tridimensional.

Real para nós é que podemos ver, tocar, sentir, porém já paramos para pensar se existem outras realidades, outras dimensões? Os pensamentos, sentimentos, desejos e sonhos podem ser tocados ou apalpados? Não podemos comprová-los tridimensionalmente, mas será que por isso eles deixam de ser uma realidade? É inquestionável que existem e que têm realidade para todo ser Humano.

Samael Aun Weor expressa em suas obras que são sete as dimensões fundamentais e para cada uma delas o Homem possui um corpo ou veículo de expressão.

O corpo físico possui cinco sentidos já citados e com eles pode-se perceber a Terceira Dimensão. Todavia existem sentidos que permitem perceber as outras realidades e dimensões existentes.

Neste artigo vamos apenas abordar a quinta dimensão da Natureza que é o Plano Astral ou dos Desejos e é a região onde se processam os sonhos.

Samael Aun Weor Simbolismo dos Sonhos

O que acontece quando dormimos?

O corpo Astral se desdobra, sai do corpo físico e este é revitalizado pelo corpo vital. A este processo dá-se o nome de Desdobramento Astral, onde têm-se experiências inconscientes, abstratas, ou conscientes, reais e vívidas.

Existem diversas classes de sonhos. Pode-se definir sonhos como experiências involuntárias na quinta Dimensão da Natureza ou Plano Astral. São estas de tipo mecânico, emocional, intelectual, instintivo e sexual.

Existe ainda um tipo muito especial de sonho, que é o que se relaciona com a consciência humana. Estes são os mais interessantes e importantes, pois nos permitem acessar nossa verdadeira realidade e receber mensagens dos centros superiores do Ser as quais devemos aprender a captar e interpretar. Sonhos conscientes, lúcidos, são sonhos coerentes, claros, coloridos e tão reais que nem parece que se está sonhando. São sonhos que não esquecemos, pois impactam a consciência e deixam aquela sensação que algo importante e maravilhoso aconteceu.

Os Sonhos Lúcidos são raros, pois a maioria dos sonhos são ecos do que se faz, pensa e sente durante o dia.

A Linguagem dos Sonhos

Os sonhos não podem ser interpretados de forma literal já que a linguagem dos sonhos é simbólica.

A linguagem dos sonhos é comparável à linguagem das parábolas. A ciência da interpretação dos sonhos se fundamenta na lei das analogias filosóficas e na lei das correspondências e na numerologia.

Lei das Analogias dos Contrários

Se sonhamos que estamos comendo, pode indicar infortúnios e sofrimentos. Se sonhamos que estamos comendo frutas ácidas e amargas pode indicar situações agradáveis e prazerosas.

Lei das Analogias Filosóficas

Os locais e paisagens que sonhamos dizem respeito ao nosso mundo interior.

Lei das Correspondências

Símbolos e arquétipos que descendem do Mundo do Espírito puro. Necessita-se conhecer o significado arquetípico dos Elementos que compõe a Natureza.

Numerologia

Necessita-se conhecer o significado Kabalístico dos Números.

O Despertar

O objetivo é deixar de sonhar e passar a ter experiências reais nas Dimensões Superiores da Natureza.

“Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta.”

Carl Jung

Deve-se começar por conhecer os sonhos e utilizá-los para o descobrimento de si mesmo. Todo sonho tem importância para o autodescobrimento, pois os sonhos permitem ver quem realmente se é!

Platão disse com justa razão que o Homem se conhece por seus sonhos. Os sonhos nos mostram o que desejamos, o que anelamos, o que gostamos, o que odiamos, o que somos e o que podemos ser.

Ao tornar lúcido o processo do sonho, pode-se:

1. Tomar consciência dos sonhos, ou seja, o inconsciente é convertido em consciente.

2. Deixa-se de sonhar e se torna desperto, aqui no físico e nas Dimensões Superiores da Natureza.

CorpoDimensãoRelação
FísicoTerceira5 Sentidos
VitalQuartaVida
AstralQuintaSentimentos e desejos
MentalQuintaPensamentos
CausalSextaForça de vontade
BúdicoSétimaConsciência
ÁtmicoSétimaEspírito
Relação entre os corpos e as dimensões da natureza

Publicado no site em 14/05/2020

Loading

2 comentários em “Sonhos Lúcidos”

  1. Pingback: Palestra Online: Sonhos Lúcidos, dia 23/06 às 19h - AGEACAC

  2. Pingback: Curso de Gnosis Online (19/08) - AGEACAC

Deixe um comentário