PE – A potestade de manifestar a vida em infinitas formas.
PM – O conhecimento supremo é bem-aventurança.
PF – Inspiração, trabalho e recompensa convenientes.
AT – “Sai o sol e põe-se o sol, e outra vez volta ao seu lugar onde torna a nascer.”
AA – Sol.
EG – O êxito está ao alcance de sua mão; na amizade está seu maior apoio; use a imaginação, não se submeta a ela.
D- Longa vida, herança, vitórias; aptidão para vencer obstáculos.
R – Rivais que disputam os afetos, situação incerta. Déspota, tirano, familiar dominante.
Quando se estuda a imagem do arcano 22, tem-se a seguintes interpretação:
LETRA: SHIN
No capítulo anterior falamos sobre a RESSURREIÇÃO onde se encontra coroada a Obra de nosso Herói Solar, Interno, tendo em suas mãos o Cálice Sagrado preenchido com o vinho, símbolo do Sangue do Redentor.
Aqui falaremos da transmutação, elemento fundamental para nossa Obra; lugar em que se encontram manifestadas as sinistras forças que combatem a HIRAM HABIF, nosso Cristo Íntimo.
A TRANSMUTAÇÃO é uma transformação de forças que nos permite o sábio aproveitamento de nossa energia crística.
Neste Arcano encontramos quatro elementos, cada um tendo em suas mãos a Cruz TAO, agarrada pela parte inferior; isto está nos indicando que toda pessoa que vive submetido às condições impostas pela mente, paixões, instintos, se interessa pela energia somente para satisfazer prazeres; nós, os Iniciados, agarramos a Cruz TAO pelo aro superior indicando que dela nos interessa a Castidade, o Amor e a Sabedoria.
A TRANSMUTAÇÃO é o elemento conciliador entre o Espírito e a Matéria.
Na TRANSMUTAÇÃO atuam três elementos conciliadores que são:
– VONTADE,
– OBEDIÊNCIA e,
– DISCIPLINA.
Neste Arcano encontramos a chave para trabalhar com os inimigos de nosso Cristo Íntimo:
– O DEMÔNIO DA MENTE,
– O DEMÔNIO DA MÁ VONTADE,
– O DEMÔNIO DA PAIXÃO,
– O DEMÔNIO APOPI, que dirige todos os estados antagônicos negativos que se manifestam no nosso diário viver.
Temos que transmutar as baixas paixões, as depressões, as debilidades, os temores, o medo, os complexos, todos estes elementos que constituem nossa falsa personalidade, nossos falsos sentimentos que impedem nosso avanço espiritual.
Neste Arcano devemos trabalhar com a regência de nosso Gabriel Interior, que nos ensina que na família, no lar, se forma o homem para o mundo e, posteriormente, para Deus.
Neste Arcano encontramos o elemento que une o eterno masculino com o eterno feminino para formar o ELOHIM conciliador entre Deus e a pessoa.
Nosso Gabriel Interior, regente de nossa Lua, deve estar presente nas transformações alquímicas do homem e da mulher em busca da criação do MENINO DE OURO da Alquimia.
A Gabriel temos que apresentar lares dignos de pessoas que trabalham para a Grande Obra do Pai; lares asseados, cheios de Amor, com seus jardins e flores, com a educação apta para seus filhos.
Nestes lares não deve haver brigas, gritos, nem pancadarias porque a Graça do Espírito Santo e do Arcanjo Gabriel não poderão estar ali presentes; os lares onde se está trabalhando para a Obra do Pai, devem estar limpos de toda maledicência, sujeiras mentais e físicas, para que ali seja gerada a vida. Deve-se pedir ao Arcanjo Gabriel que nos batize com bênçãos, abundância e Amor para com a Família.