Arcano 10 – A Retribuição

arcano-10-a-retribuicao

PE – Tempo e circunstâncias artífices da perfeição.

PM – Os diversos processos do pensamento.

PF – Ação e reação.

AT – “Custoso é o saber que compras com a experiência e mais custoso o que te falta comprar.”

AA – Urano.

EG – O insólito enfrenta à fortuna; adeus a uma velha amizade; mal humor e aflição. Não desespere.

D- Um amigo da alma se distancia; velhos camaradas golpeiam à porta; carta anunciando presentes; conhecimento de um segredo ansiado. R – Perdeu a oportunidade por agora; não concorra a esse encontro; reconheça a verdade ainda que lhe doa; angústias.

LETRA: IOD

Interpretação para o Arcano

No capítulo anterior estudamos a viagem do EREMITA, homem solitário, intrépido e seguro que empreende sua viagem até o mais além, decapitando eus e recuperando consciência.

A RETRIBUIÇÃO é a roda que determina a evolução e a involução, o ascenso e o descenso que acontece no tempo e dentro do tempo; tempo e circunstâncias artífices para nosso aperfeiçoamento.

A RETRIBUIÇÃO nos faz pensar que cada um de nós fomos criados pela perfeição e a palavra do Criador; porém que vivemos dentro de um mundo de imperfeição, o qual condicionou nosso comportamento psicológico para poder viver aqui.

O dia em que o homem se der à tarefa de buscar seu próprio aperfeiçoamento, se verá obrigado a desligar-se do mundo em que vive, formando sua própria individualidade, seu próprio sistema e fazendo com que o reinado que a mente fez de nós, corresponda ao mundo em que andamos e que levantemos nosso próprio Rei, o Cristo, no mundo em que vivemos.

Não cobiçar os bens alheios corresponde a esse mundo de que falamos.

Quem cobiça não compreendeu que cada qual tem o que merece, o que conquistou e que o reino do Cristo não é deste mundo, que portanto, tudo o que corresponda ao que é de fora é passageiro, é mortal, não corresponde com o que cada um de nós deve aspirar: “A PERFEIÇÃO”.

A RETRIBUIÇÃO é o que nos coloca nesse lugar que corresponde à dualidade dos que sobem e dos que descem e nós, através de nosso trabalho, devemos sair desta dualidade e colocar-nos no caminho pelo qual viaja o REDENTOR de nosso mundo, na Via-crúcis que nos conduzirá ao aperfeiçoamento material, mental e espiritual.

Prática

Retirados a um lugar solitário, concentrados no coração, imagine ser a terra, pronunciando 7 (sete) vezes o mantra “I.A.O.”; imagine, depois, ser as águas pronunciando o Mantra “M”; posteriormente, imagine ser os ares fazendo respirações profundas 7 (sete) vezes; posteriormente, imagine que do cóccix ascende um fogo ígneo abrasador que o devora, pedindo ao Redentor, o Cristo, que te purifique, que te dê Força, que te dê Amor e pronuncie 7 (sete) vezes o mantra: CRISSSSSSTO.

Esta prática trate de fazê-la diariamente que te encherá de muito poder e força.