Arcano 18 – O Crepúsculo

arcano-18-crepusculo

PE – O mistério da vida.

PM – O negativo é expoente do positivo.

PF – Manifestação de poderes ocultos.

AT – “Seja tua caridade celeiro inesgotável e tua paciência não menos inesgotável que tua caridade.”

AA – Câncer.

EG – A contrariedade e o engano aproximam-se; sua hostilidade fomenta inimizades; cuidado com as adulações traiçoeiras.

D- Triunfos e fracassos aparentes.

R – Inconstância, ciladas, confusão, mudanças, longas deliberações, impedimentos inesperados, resultados tardios.

LETRA: TZADE

No capítulo anterior falamos sobre a ESPERANÇA. A atitude que devemos tomar frente ao nosso trabalho, que se chama “A OBRA DO PAI”; devemos compreender que, se estamos fazendo a Obra como nos ensinam, indiscutivelmente, esta se fará e não há razão para duvidar disto.

O CREPÚSCULO nos mostra dois cães simbolizando as duas forças que atuam na dualidade; o cão simboliza a PAIXÃO, simboliza a TRAIÇÃO.

No CREPÚSCULO o Iniciado deve enfrentar o trabalho síntese sem inclinar-se a nenhum extremo devido a que, na tese e na antítese, há um perigo para nossa Obra, ou seja, não podemos nos inclinar para a tese nem para a antítese mas sim para a síntese que é a que nos conduz ao real, ao positivo.

O CREPÚSCULO é viva representação de duas forças que, entre si, se repelem e qualquer das duas, em nosso trabalho crístico, pode tornar-se contrária. O Arcano ao qual nos referimos, exerce para nós confusão, desconcerto; só a Sabedoria do Pai, o Amor do Cristo e a Força do Espírito Santo, podem afastar de nosso caminho estes elementos que nos anunciam perigos e traição.

No CREPÚSCULO devemos trabalhar os infernos de nosso Urano interior desintegrando as emanações venenoskirianas produzidas pelo demônio Caco, Chefe das quadrilhas de ladrões que roubam as santas virtudes que ganhamos nos trabalhos do sexo.

Conseguimos estas purificações evitando derramar o sêmen e trabalhando com a Graça do Espírito Santo em profunda meditação, pedindo-lhe, rogando-lhe, implorando-lhe que nos ajude a limpar nossos órgãos criadores, nossa mente, nossos instintos, acendendo fogueiras, trabalhando com os Deuses do Fogo, pedindo-lhes que nos ajudem nas purificações, atuando com vigorosa Vontade e Compreensão.

Neste Arcano, como nos anteriores, devemos estar intimamente integrados com nossa Divina Mãe Kundalini, cumprindo seu Sexto Mandamento, que é “RETA MANEIRA DE GANHARMOS A VIDA”. Recordemos que estes cães, alegoria deste Arcano, são perigos que nos armam ciladas a todo momento, a qualquer falta que cometamos.