AM – A expansão individual por meio da convivência comercial.
AT – “Ceifa tua terra com esmero, mas não colhas teu feixe com avareza.”
AV – Júpiter, Letra G, número 3.
EG – Seja sociável com todos, no intercâmbio está a ganância; recluir-se é anular-se.
D- Serventes; discussão sem solução.
R – Vida social, intercomunicações, comércio, tráfico, variedade.
ELEMENTO: TERRA
Este Arcano nos convida a refletir sobre o que deve ser o povo de Deus; aqui vemos a necessidade de estarmos preparados para toda mudança que nos exija a Obra do Pai.
INTERCÂMBIO é próprio das pessoas que trabalham por uma mesma finalidade, por um mesmo princípio, por uma mesma causa.
INTERCÂMBIO é a aproximação dos Filhos de Deus com uma doutrina superior que pressagia viagens, caminhos, romarias, levando os frutos de seu trabalho para nutrir o corpo com alimentos e a Alma com Sabedoria.
Aqui encontramos a necessidade da cooperação; a necessidade de retirar-nos dos sistemas antagônicos que fazem de nossa vida um comércio; aqui vemos a sábia inteligência atuando em uma forma natural para consolidar as aspirações e necessidades de um povo.
É a expansão individual por meio da convivência comercial e do fortalecimento do Espírito.
É a ceifa de uma colheita que se cultivou para prover um povo com equitativas condições; é a forma sábia de Deus consolidar seu Povo. Neste Arcano devemos nos integrar com nossa Alma para realizar o sacrifício pela humanidade, o sacrifício consciente, viva expressão de nosso Cristo Íntimo que, alimentando nossa consciência com Sabedoria, com Amor, leva a todos os seus filhos esse Pão de cada dia.