AM – O princípio da depuração como elemento de progresso.
AT – “Não faças juízo sem misericórdia; nem tenhas misericórdia sem juízo.”
AV – Urano, letra Ch, número 4.
EG – As dificuldades são trampolins para o êxito; as forças opostas costumam ser também positivas, não se desanime.
D- Expectativas, promessas, artefatos domésticos.
R – Restrições, trato com pessoas de classe inferior, com prejuízo recíproco.
ELEMENTO: TERRA
ELEMENTO: TERRA
Neste Arcano encontramos clareza em uma série de fatos que se apresentam em nosso caminho e fazem com que muitas pessoas desistam dele.
É necessário conhecer e compreender a filosofia como princípio da Doutrina Crística, que nos ensina que os obstáculos que encontramos no caminho são a resposta que nossa Natureza inferior nos dá, levando-nos ao encontro com muitíssimos elementos, fatos e circunstâncias que não querem que avancemos pelo caminho que há de levar-nos à liberação.
Estes impedimentos são produto de nossas próprias ações quando, por circunstâncias da vida, nos deixamos arrastar pelos caminhos errados onde semeamos inumeráveis sementes que, ao germinarem, têm nos trazido tão fatais consequências.
O princípio da depuração como elemento de progresso, nos convida a compreender que não temos que fazer juízo sem misericórdia, nem ter misericórdia sem juízo.
Os impedimentos no caminho são para que reflitamos, para que lutemos, para que vençamos. Estes podem se apresentar de diferentes formas, como pessoas, como fatos, seja qual for sua característica, desde que seja impedimento para o trabalho espiritual, temos que vencê-lo.
Neste Arcano, devemos nos integrar com nossa Alma e sacrificar a dor. Quem não sacrifica a dor não está preparado para encarnar Alma. Ocasionalmente, os sentimentalismos familiares, os sofrimentos econômicos, os sofrimentos pela saúde, os sofrimentos por incompreensões, as calúnias e abusos, são impedimentos; se não sacrificamos essa dor, NÃO TRIUNFAMOS.