Arcano 4 – O Imperador

arcano-4-o-imperador

PE – Manifestação da virtude divina.

PM – Solução final.

PF – Realização de coisas materiais.

AT – “Ao trabalho de tuas mãos, dá benção; e no do pensamento, põe coração.”

AA – Escorpião.

EG – Contatos afetivos intensos; controle do material; domínio de si mesmo.

D- Erotismo; filhos; elevação espiritual; Deus.

R – Distanciamento; frieza afetiva; desconcerto; carta de despedida.

LETRA: DALETH

No capítulo anterior estudamos o valor da energia. Analisamos até aqui como o homem, com todo seu conjunto que o constitui na parte interna e na parte física, se reduz a dois aspectos que deve cuidar, que são A ENERGIA E A PALAVRA, porque isso é o que lhe dá direito a ser diferente dos demais, como FILHO DE DEUS.

O homem, através de seu trabalho espiritual, vai formando o que se conhece como a individualidade.

Isto consiste em ter três coisas fundamentais, como dons espirituais e confirmação de cristão, que são VONTADE, CONSCIÊNCIA E AMOR.

Quando o homem que, tendo estas virtudes, se esquece de Deus, cai em desgraça, ou seja, essas três virtudes são as que o fazem merecedor de ter a Graça de Deus para sua Cristificação.

Por isso é necessário compreender que nós, FILHOS DE DEUS, necessitamos HONRAR ao PAI e à MÃE.

Isto tem três significados profundos que é necessário conhecer, compreender e praticar.

HONRAR, ou seja, RESPEITAR, ACATAR E OBEDECER. Deve-se honrar ao PAI e à MÃE frente ao sexo.

O homem que, neste ato, se esquece de sua MÃE, se identifica com uma mulher e peca; a mulher que, frente ao sexo, se identifica com um homem, se esquece de seu PAI e peca.

O homem que, frente às tribulações mentais, se esquece do AMOR e de sua MÃE, se esquece da FORÇA, do PAI, cai na fragilidade e é vencido.

O homem que, frente a suas emoções, se esquece da VONTADE e da CONSCIÊNCIA, cai.

O PAI e a MÃE se fundem em um para dar-nos a CONSCIÊNCIA e a VONTADE.

O IMPERADOR é aquele que empunha os poderes ígneos do Cristo e se funde com a Consciência e a Vontade para dar-nos, a nós mortais, COMPREENSÃO e AMOR.

A HONRA ao PAI e à MÃE tem íntima relação com o comportamento da pessoa consigo mesma e com a sociedade, dando como corolário que “o que se vive internamente se expressa em nossas obras”.

PRÁTICA:

Nos rituais, oferecer esse sacrifício do Cristo para que esses átomos que ingerimos no Pão e no Vinho, se fusionem em nós dando-nos as Virtudes Santas que o Cristo nos legou: ”COMPREENSÃO e AMOR”. Em todo rito devemos orar à COMPREENSÃO e ao AMOR.