AM – O princípio da presciência como faculdade natural.
AT – “Não sejas homem de olhos abertos à cobiça, nem mulher de ouvido aberto à lisonja.”
AV – Urano, letra L, número 4.
EG – Tomes seus pressentimentos com pinças; nem todo o aflitivo se concretiza, sempre há um retorno de esperança.
D- Trabalho bem remunerado; simpatia, sedução, reflexão.
R – Ameaça de ruína, afetos contrariados.
ELEMENTO: ÁGUA
Este Arcano define o lugar em que estamos localizados frente à Ciência e frente a nós; nos indica como, no Caminho e em nossa Vida, vamos aprendendo e que é apenas natural que tenhamos momentos de insegurança e de tribulação.
Este Arcano define também o cuidado que devemos ter ao andar, ao falar e, sobretudo, ao agir.
Cada um de nós está dotado de sentidos, os quais poucas vezes sabemos manejar; somente com a prudência, com o equilíbrio e a disciplina podemos manejar as circunstâncias da vida.
É necessário aprender a escutar a Voz interna, aquela Voz que nos convida a despertar para que possamos ver com clareza como devemos agir.
O princípio da Presciência, como faculdade natural, nos indica: “Não sejas varão de olhos abertos à cobiça, nem mulher de ouvidos abertos à lisonja”.
Este Arcano nos convida a nutrir a consciência e a vontade com a semente que cada dia transmutamos e semeamos.
Neste Arcano recomendamos aos irmãos que vocalizem, diariamente, a vogal “O”, combinada com a meditação profunda e a oração, com a finalidade de desenvolver a segurança em si mesmos e a fé. Não esqueçamos que o PRESSENTIMENTO é o primeiro passo até a Intuição; a Intuição nos permite esclarecer todos os fatos e acontecimentos de nossa vida.