AM – O princípio do respeito à ordem estabelecida.
AT – “Palavra de prata é o conselho do sábio; e palavra de ouro a de quem o busca e segue.”
AV – Vênus, letra U, número 6.
EG – Siga o conselho; seu saber é limitado porém valoroso; confie mais no próximo.
D- Viúva: relação com pessoas de autoridade; fortuna na carreira das armas ou magistratura.
R – Mulher malvada; assuntos judiciais; inimigos poderosos; perigo de perfídias.
ELEMENTO: AR
Este Arcano nos permite compreender o que é o caminho do aprendizado; nos indica também que por razões de consciência, não devemos pensar que sabemos tudo.
É necessário compreender que em nosso caminho sempre há alguém mais sábio e que esta é a razão pela qual necessitamos recorrer ao assessoramento espiritual e humano.
Este Arcano se relaciona com nosso Budhi interior, Alma divina, a quem devemos consultar e pedir para que nossa Consciência Humana se fusione com a Consciência Divina e, portanto, com a Luz do Espírito.
Nesta carta vemos um homem de joelhos implorando a uma mulher; na parte superior, espiritual, vemos a cabeça de uma mulher exibindo sua serpente sagrada na testa, indicando-nos o Ser e a Sabedoria; na parte física, vemos um cão, símbolo da paixão, da confusão em que vive o homem, razão pela qual deve pedir assessoramento e orientação a essa Alma Espiritual ou aos Superiores Hierárquicos.
Este é o princípio da ordem estabelecida: “Palavra de prata é o conselho do sábio e palavra de ouro a de quem o busca e o segue”.
Esta carta determina ao consultante que: “Deve assessorar-se de quem sabe”.