AM – O princípio do livre debate.
AT – “Rebusca tua vinha e recolhe os grãos caídos; mas não rebusques rancores, nem recolhas ofensas.”
AV – Marte, letra Y, número 9.
EG – Seja justo em pensamentos, palavras e obras; a equanimidade não abunda; podem prejudicá-lo.
D- Espia, especulações e indagações.
R – Imputações, traições, inimigos ocultos; difamação.
ELEMENTO: AR
Este Arcano nos convida a refletir sobre o que fomos e sobre o que somos, para ver qual é a mudança que se originou em nossa mente, em nossa psique e, portanto, em nossas obras.
Exame, como a própria palavra já diz, temos que levar até nossa compreensão uma avaliação que devemos fazer diariamente de nossos atos.
Nesta carta vemos, na parte espiritual, ao Senhor Anubis analisando dados, na parte astral vemos uma balança sustentada na testa de nossa mente terrena, na parte física vemos um estranho animal simbolizando os elementos da Natureza exercendo um total domínio sobre nós.
Este Arcano se relaciona com o Eremita, Arcano n° 9, aquele viajante misterioso que decidiu realizar um trabalho consciente e justo.
Este Exame, como já dissemos, nos convida a refletir e a compreender que enquanto não realizarmos uma transformação em nossa vida e em nossos elementos, seremos vencidos pelo Fiel da Balança.
É o princípio do livre debate: “Rebusca tua vinha e recolhe os grãos caídos, mas não rebusques rancores nem recolhas ofensas”.
Este Arcano determina para o consultante que: “É necessário nos colocar em paz com a Lei, ter domínio de nossa mente e de nossos elementos para encarnar nosso Eremita interior: A PEDRA FILOSOFAL”.