Simbolismo dos Sonhos

ABCDEFGHIJLMNOPQRSTUVZ

Rã-Arborícola-Gigante, Anfíbios, Anfíbio, Verde
Rãs (ou sapos): possíveis impedimentos.

R

RAIOS – Perigo coletivo (pode representar à irmandade gnóstica), no qual um se vê compartindo, desgraça, ira ou força de Deus, ação da Lei.

RÃS – Ou Sapos: indicam possíveis impedimentos de distinta índole. Sobre uma flor de loto: impedimentos. Ver uma rã e escuta seu coaxar: desgostos e mal signo. Comer rãs: benefícios.

RATOS – Larvas (há que se limpar ou limpar um local, etc.). Roubo ou ladrão perto. Muitos ratos: indica inimigo ocultos.

RELÓGIO – Que trabalhemos mais depressa no que estejamos fazendo. Espiritualmente isto significa que não devemos perder tempo em melhorar nossa psique. O tempo premia e há que morrer. Cada hora tem seu significado. Se o relógio se encontra parado: indica atraso, estancamento. Segundo o V. M. Samael Aun Weor, as Horas de Apolônio são as seguintes: “Quando nós fazemos uma petição, muitas vezes os anjos nos respondem mostrando-nos o relógio. O discípulo deve prestar atenção na hora do relógio, esse é o relógio do destino. No horário está a resposta. Em alegoria esotérica sempre se responde com o relógio. Há que aprender a entender o Relógio”:
1ª Hora de Apolônio: Estudo Transcendental do Ocultismo.
2ª Hora de Apolônio: A persuasão tem mais poder que a Violência.
3ª Hora de Apolônio: As serpentes, os cães e o fogo, Magia Sexual. Trabalho com a Kundalini.
4ª Hora de Apolônio: O neófito vagará de noite entre os sepulcros, experimentará o horror das visões, se entregará à Magia e à Goécia: isto significa que o discípulo se verá atacado por milhões de magos negros no Plano Astral; esses magos tenebrosos tentam afastar o discípulo da Luminosa Senda.
5ª Hora de Apolônio: As águas superiores do céu; durante este tempo o discípulo aprende a ser puro e casto porque compreende o valor de seu líquido seminal.
6ª Hora de Apolônio: Aqui é necessário manter-se quieto, imóvel, a causa do temor, isto significa a prova terrível do Guardião do Umbral, ante o qual se necessita muito valor para vencê-lo.
7ª Hora de Apolônio: O fogo reconforta aos seres inanimados, e se algum sacerdote, homem suficientemente purificado, lhe rouba e logo lhe projeta, o mistura ao Óleo Santo e o consagra, conseguirá curar todas as enfermidades com só aplicá-lo à parte afetada, o Iniciado vê aqui sua fortuna material armazenada e seus negócios fracassam.
8ª Hora de Apolônio: As virtudes astrais dos elementos, das sementes de todo gênero.
9ª Hora de Apolônio: Aqui nada terminou ainda. O Iniciado aumenta sua percepção até sobre passar os limites do Sistema Solar, mais além do Zodíaco. Chega ao umbral do infinito, alcança limites do mundo intangível, se revela a Luz Divina e com eles aparecem novos temores e perigos. Estudo sobre os Mistérios Menores, as nove arcadas pelas quais tem que subir o estudante.
10ª Hora de Apolônio: As portas do céu se abrem ao homem e sai de sua letargia, este é o número 10 da segunda grande Iniciação de Mistérios Maiores que permite ao Iniciado viajar em corpo etérico. Esta é a sabedoria de João Batista.
11ª Hora de Apolônio: Os Anjos, os Querubins e os Serafins voam com rumores de asas, há regozijo no céu, desperta a terra e o Sol que surge de Adão, este processo pertence às grandes Iniciações de Mistérios Maiores, onde só reina o terror da Lei.
12ª Hora de Apolônio: As torres de fogo inquietam, esta é a entrada triunfal do Mestre na dita sem limites do Nirvana ou bem a renuncia à dita do Nirvana por amor à humanidade e se converte em Bodhisattwa de Compaixão.

RÉPTEIS – Mundos infernos, agregados psicológicos.

RESSUSCITAR – Indica um renascimento espiritual. Começa novamente o trabalho deixado em Vidas Anteriores.

RETRETE – Ver Latrina.

REVOLUÇÃO – Vida futura muito agitada do sonhador.

RIO – Com peixes: nos fala de boa saúde. Se a corrente do rio nos impede chegar até a outra margem: nos indica que a vida nos tratará de arrasto e se não fazemos um superesforço seremos arrastados pela corrente das vaidades da vida comum. Águas quietas e limpas em um rio: segurança e lucros. Cair em um rio: sorte.

ROCHA – Alquimia, êxito.

ROSA – A rosa negra representa igual que o corvo negro, o Ens Seminis em seu estado primitivo, grosseiro, sem refinar. Virtudes da Alma. Os sentidos ocultos começam a ativar-se. O sonhador é solteiro e recebe uma rosa: matrimônio.

ROUBAR – Perdas de dinheiro.

ROUPA – Roupa de homem: corpo de homem em outras existências. Roupa de mulher: ser ainda lunar. Roupa velha: Karma, espiritualmente mal. Ver-se vestido com Roupa interior: amargura, dor, tragédia (também significa desnudos espiritualmente). Ver-se vestidos com farrapos: espiritualmente mal.

RUA – Um caminho em geral indica a Senda. O caminho da Iniciação. Se o caminho é largo: benéfico. Se não conhece o caminho: dúvidas na Gnosis. Incertezas. Caminho impraticável: não está preparado para continuar, perseverar com o que tem. Caminho obscuro: cuidado, falsidade, perda. Caminho reto e em subida sem tropeços: êxito rotundo. Caminho em espiral e subindo: nirvana, avanço muito lento porém sem sacrifícios. Caminho empinado e difícil: é o caminho direto da Iniciação.

RUÍNAS – Enfermidade aos olhos. Recordações de vidas passadas.