A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – Z
A
ABELHAS – Símbolo da abundância, do trabalho. Proveitos, êxitos, benefícios, herança, matrimônio. Se as vemostrabalhando: que não devemos perder o tempo. Se nos picam: maus pensamentos, perigo. Se as vemos trabalhando em sua colmeia: nos convida a trabalhar no laboratório da Alquimia ou magia de tipo sexual.
ABISMO – Devemos ter cuidado no caminho espiritual.
ABORTO – Graves decepções. Ver um aborto: enfermidade grave.
ABUTRE – Inimigo perigoso, adversidade. Abutre tranquilo: Estar alerta.
AÇÚCAR – Voluptuosidade.
ADULTÉRIO – Cometer adultério: Projetos não concluídos, luxúria. Ser vítima de um adultério: Oportunismo para o sonhador.
AFOGADO – Ver um afogado: Herança, avanço hierárquico no trabalho, seja interior ou exterior.
AGONIA – Ver-se em agonia: Progressos materiais, melhora da situação sócio-econômica.
AGRESSÃO – Um amigo próximo sofrerá uma desgraça grave.
ÁGUA – Abundância, fertilidade. Representa o Ens Seminis, Transmutação. Água limpa: Logos interno, vitalidade do corpo físico, saúde, virtude, energia, transmutação. Água absorvida pela terra: perdas. Receber um copo com água: nascimento. Se uma mulher recebe um copo com água de seu marido: gravidez. Inundação: roubos. Se há um enfermo na inundação: morte. Água com peixes: deve-se dominar a água sexual. Se transborda de um dique: logo teremos dificuldades. Se morrer muita gente afogada: muitos agregados psicológicos morreram graças ao poder da Alquimia. Se brota de uma rocha: nos convida a praticar a castidade científica, energia sexual fluindo, é necessário transmutar, controlar o abuso sexual. Ser arrastado pela água: Fracasso espiritual, debilidade interior. Se uma corrente de água não nos permite sair flutuando e nos afogamos: em nossa vida pode haver um grande fracasso. Águas tranqüilas: paixões em calma. Águas sujas: auguram doenças ou amarguras, problemas, tragédias, dor, má transmutação. Banhar-nos em água pura: boa saúde ou que nos convida à transmutação. Poço de água suja: devemos trabalhar nossa semente sexual, através da Alquimia ou Magia Sexual.
ÁGUIA – Representa o Real Ser. Representa também o Logos e é o símbolo do Mercúrio Amarelo. Também simboliza o elemento Ar. O Espírito. O avanço espiritual é indicado pela altura em que voa a águia. Águia amarela: se diz que o alquimista está trabalhando com ela, quando as águas (Ens Seminis) passaram da cor negra à branca e deste ao amarelo. É o prelúdio do despertar do Fogo Sagrado. Se a águia se eleva até o alto: é sinal de que o Espírito Divino em nós, nos convida a mudar profundamente para poder estar com ele ou, em outras palavras, unir-nos ao divino. Vôo rápido: êxito na vida. Vôo lento: estancado na Senda. Águia detida: fracasso espiritual, debilidade interior.
ALEGRIA – Tristeza, perda de paz e tranqüilidade, também podem ser soluções a seus problemas.
ALFA – Início, gênesis, começo, gestação de algo.
ALFACE – Simboliza a Magia Negra.
ALIMENTOS – Se nos trazem muitos alimentos pode significar escassez dos mesmos para nós proximamente. Também pode simbolizar que nós estamos descuidando nossa saúde por não estar nos alimentando bem.
ALTAR – Bom sinal, construção do Templo interior, do quaternário; nascimento. Altar que se incendeia: luxúria. Altar que se derruba ou que se derrubou: abatimento, queda, podridão.
AMARELO – Esta cor simboliza o conhecimento espiritual.
AMARGO – Que nos dão de comer coisas amargas: pode alegorizar que teremos algumas satisfações. Também pode alegorizar que em nós se apresentará uma amargura.
AMIGOS – Se recebemos um presente dos amigos: vantagens. Se os amigos estão reunidos: intrigas, tramas.
ANDORINHA – Simboliza o auxílio Divino que há de vir a favorecernos (igual que as gaivotas).
ANEL – Matrimônio. Se é casado: Segurança matrimonial. Se é uma mulher quem sonha e recebe um anel de prata: nascimento de uma filha.
ÂNFORA – Fé consciente, manifestação da Essência, da Consciência.
ANJO – Presença de um Mestre ou Iniciado. Ver um ou vários anjos: muito bom, se cumpre uma realização. Um anjo contente: cura, liberdade. Anjo amistoso: entrega de conhecimento superior. Um anjo triste ou importuno: lutas, perdas, enredos.
AR – Ar limpo: positivo, uma viagem ou recuperação do perdido. O ar chega à face: problemas mentais. Ar vermelho: perturbações, instabilidade. Ar brumoso: perigo. Ar obscuro: discussão. Ar frio: perda de uma amizade. Ar em forma de vento: cuidado, ameaças.
ARAME – Estar enrolado entre arames farpados: significa que se tecem ao nosso redor intrigas, calúnias, confusão ou pleitos relacionado conosco.
ARCA – Nosso corpo. Grande Arcano A.Z.F.
ARCANOS:
Arcano 1 – O Mago.
Arcano 2 – A Sacerdotisa (a mulher do Mago).
Arcano 3 – A Imperatriz. A Divina Mãe Kundalini.
Arcano 4 – O Imperador (domínio sobre Ar, Fogo, Terra e Água). Com o Arcano 4 o Ser coloca sobre seus ombros a Cruz da Iniciação.
Arcano 5 – É o Hierarca, o próprio Ser. Está relacionado com a Estrela de 5 Pontas. (O Homem Auto-realizado). Também significa a autoridade e a vida mental.
Arcano 6 – A indecisão, o Enamorado do Tarot (Indecisão entre o Bem e o Mal). Também significa o amor e a atração amorosa.
Arcano 7 – O Triunfo. Relacionado com os 7 Pecados Capitais, a Morte do Eu, a Lei do 7 e do Karma. O carro da guerra, lutas.
Arcano 8 – A Justiça. Serenidade e paciência para poder passar pelas 8 provas de Jó. Este número significa provas e dores.
Arcano 9 – O Eremita do Tarot ou trabalho sobre o sexo (9ª Esfera). Significa também Amor Divino, prudência.
Arcano 10 – A retribuição ou Roda do Sansara (Involução- Evolução). A Fortuna.
Arcano 11 – A Persuasão (a dualidade). Também significa a coragem.
Arcano 12 – O Apostolado. Também significa o sacrifício.
Arcano 13 – A Imortalidade (em base à morte psicológica prévia). Também significa a morte, as transformações.
Arcano 14 – É o Arcano da Moderação. Também significa a Temperança, a castidade.
Arcano 15 – A Paixão (vencer o Diabo, ao desejo, etc.). É o Tiphon de Bafometo ou a tentação de Lúcifer. Também significa a fatalidade.
Arcano 16 – A Fragilidade. A Torre quebrada ou caída do Iniciado ao Abismo. Significa também catástrofe e destruição.
Arcano 17 – A Esperança (O Caminho estreito, difícil e apertado).
Arcano 18 – Inimigos Ocultos. O Iniciado se vê atacado pelos tenebrosos.
Arcano 19 – A Inspiração. Também significa o esponsal com a Alma Espiritual.
Arcano 20 – A Ressurreição (conversão em um Mestre Perfeito ou Mestre Resurrecto). Também significa mudanças.
Arcano 21 – A Transmutação (o Louco do Tarot ou o Eu). Representa a queda do Iniciado pelo sexo. Também representa o Eu Psicológico. Também significa desmoralização total para o mal.
Arcano 22 – Regresso ao ponto de partida original. Saímos do Éden pelas portas do Sexo e temos que voltar a entrar nele pela mesma porta. Também significa o triunfo.
ARCO-ÍRIS – Arco-íris pelo oriente: cura e ajuda para os enfermos e pobres. Arco-íris pelo ocidente: aumento material para os ricos e maiores cargas para os demais. Arco-íris sobre a cabeça: perigo para o sonhador.
AREIA – Areia branca: castidade, pureza. Areia obscura: impureza interior.
ARMAS – Honras obtenção de graus. Receber um tiro de uma arma: vantagens imprevistas, sempre e quando não exista efeito do tiro. Se o tiro de uma arma causa dor e incômodo: desgraça imprevista. Se as levamos: nos convida a combater psicologicamente nossas debilidades, ou logo sustentaremos alguns combates verbais com alguém ou com pessoas em geral.
ARRANCAR – Vantagens. Arrancar da Lei: Karma a ser pago; medo, temor, mal espiritualmente.
ARROIO – Alegria, ânimo, coisas agradáveis.
ARROZ – Triunfo com muito esforço, quem persevera triunfa tarde ou cedo. O Arcano 7 do Tarot.
ÁRVORE – Irmandade gnóstica, boa saúde, prosperidade e ganhos de dinheiro. Árvore de mirra, incenso: nos convida a depurar o corpo, a purificar-nos. Queda de árvore (se é frondoso): queda de um irmão adiantado, homicídio ou morte prematura de alguém próximo. Árvore partida em dois ou rachada pela metade: alguém vai cair (abandonar o caminho), porém com possibilidade de que se levante. Árvore arrancada pela raiz: alguém que caiará sem possibilidade de levantar-se. Árvore pequena: nossa vida espiritual ou física é curta. Árvore com rama ou folhas secas: enfermidades. Árvores frondosas: boa saúde. Aproximação com o Pai. É símbolo do Pai Interno. Árvore quebrada: amigo que se distancia. Árvore que cai: amigo que se retira da Senda, porém poderia voltar; também infortúnios em casa. Se a árvore caída é grossa: trata-se de uma pessoa antiga na Gnosis.
ASAS – No Pentagrama Esotérico, representa o Espírito.
ASNO – O corpo mental inferior. No Drama Crístico representa a Mente. Pode simbolizar que alguns pensamentos estão engarrafando nossa mente. Cair de um asno: fracasso. Matar um asno: fortuna, domínio sobre a mente. Ver vários asnos: discórdias.
ASTROS – Elevação interior, êxito, satisfações. Astros opacos: duelo, infortúnio, enfermidade. O Sol e a Lua juntos: perigo de guerra.
ATAÚDE – Representa o trabalho com o primeiro fator da Revolução da Consciência. Homo Noscete Ipsum, há que morrer psicologicamente. Ver muitos ataúdes: indica concepção no lugar. Ataúde que caminha: o sonhador navegará. Estar dentro de um ataúde vestido completamente: morte do sonhador. Que se está dentro de um ataúde: encarceramento.
AUTORIDADES – As autoridades contra o sonhador: indicam justiça Divina em ação, a Lei nos cobra. As autoridades à favor do sonhador: a Lei protege. As autoridades enfrentando-se: Justiça Divina. Nos indicam que temos dívidas pendentes com a Lei.
AVEIA – Benefícios e êxitos moderados.
AVIÃO – Avanço espiritual, ajuda interna em processo, relampejo de consciência. Viagem em avião: nos convida a realizar superações espirituais em nós. Se o avião cai: augura que um plano traçado não frutificará.
AZEITE – Retorno a coisas passadas. Cair no azeite: falsas esperanças. Quebrar um vasilhame com azeite: morte de um familiar.
AZEITONAS – Comê-las: padecimentos, tormentos. Oferecê-las: evitar-se-á uma discussão. Ver a oliveira: Paz, bom sintoma, êxito, cura.