A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – Z
C
CABELO – Relacionado com nossas forças sexuais. Sansão se deixou dormir por Dalila, que lhe cortou o cabelo (lhe fez perder suas energias, o Ens Seminis, perdendo o Fogo Sagrado). O cabelo de uma mulher é símbolo do pudor. A mulher que se entrega à ciência Jinas não deve cortar o cabelo. Simboliza força e vigor. Cabelo negro: amor do cônjuge. Cabelo branco: nascimento espiritual ou de um Filho. Arrancarse os cabelos brancos: abandono da Gnosis, da Senda. Cabelos limpos e lisos: avanço e riquezas. Cabelos sujos: retrocesso, moléstias, dor, padecimentos. Se o cabelo cai: mal, enfermidade, perda material e/ou espiritual. Se o sonhador fica calvo: perda de sua imagem ou reputação. Arrancados a alguém ou que nos os arrancam: simbolizam preocupações a vencer. Cabelos que se caem: indica pobreza, ruína econômica. Se cortam os cabelos: derrota econômica que trará pobreza.
CABRA – Bode. Representa ao diabo e também a potência sexual. Cabra branca: sorte. Cabra negra: enfermidade. Muitas cabras: bens materiais. Cabra gorda: mulher rica. Cabra enferma: mulher com baixo nível espiritual.
CABRITO – Representa um nenê ou bebê. Se uma mulher sonha com um cabrito encontrando-se grávida: simboliza um bom parto.
CAÇA – Se andamos caçando: significa que devemos caçar nossos agregados psíquicos ou defeitos.
CACHORRO – Na Divina Comédia, o cachorro Cérbero é o símbolo vivente dos poderes sexuais e se encontra ladrando lugubremente nas tenebrosas regiões (simbolizando neste caso a luxúria). Hércules o tirou do Abismo para que lhe servirá de guia e isso mesmo fazemos nós quando conseguimos a castidade. Geralmente, inimigos ocultos. Cachorro que ataca: ataque de um amigo, traição. Se morder vai a ocasionar danos. Perigo de Magia Negra. Cachorros bravos: inimigos ocultos. Cachorro lobo que ataca: a Lei está contra. Karma a pagar. Cachorro manso: amizade sincera. Amigos que ajudam a sair de situações difíceis. Cachorro: amigo. Cachorro Cérbero: símbolo do sexo, respeito pelo Pai. Cachorro que morde: ocasionará danos no Corpo Físico.
CALABOUÇOS – Perigo, Lei do Karma em ação, prisão psicológica, os Eus o encarceram, sem liberdade.
CALÇADO – Ver Sapatos.
CALENDÁRIO – Perseverança no trabalho. O tempo passa, não percas um só instante.
CALOR – Companhias e alegrias, bom sintoma.
CALVÍCIE – Perda de reputação ou imagem ante os demais. Contratempos.
CAMINHÃO – (Ou Trailer) Significa o tantrismo ou grande Veículo Indostânico que faz referência aos mistérios do Sexo Yoga.
CAMINHO – Ver Rua.
CAMISA – De cor amarela: significa mudanças em nossa mente. Se está amarrotada: indica a necessidade de mudar nossas indumentárias psicológicas, ou seja, melhorar nossa maneira de pensar.
CAMPO – Êxito a solução de um trâmite. Campo com árvores: estar com os companheiros da Senda; a Gnosis.
CANA – Símbolo da espinha dorsal por onde há de subir a Kundalini.
CANDELABRO – Se tiver luzes acesas: significa que há atividade espiritual realizando-se em nós. Se não há: então necessitamos ativar nossa vida espiritual.
CARACOL – Representa a própria espiral da vida. Todo progresso interior, todo desenvolvimento íntimo se baseia na espiral da vida. O caracol branco: simboliza o Espírito puro. Os caracóis negros: simbolizam a queda do Espírito na matéria. Os caracóis vermelhos: simbolizam o Fogo Alquímico. Simboliza a espiral da vida. Às vezes estamos muito bem, outras vezes muito mal.
CARAMELOS – Se comemos, logo teremos amarguras.
CÁRCERE – Se nos colocam nela: significa que logo pagaremos dívidas contraídas com a divindade. Seremos cobrados possivelmente com dor. Se fugimos de um lugar no qual estamos presos: significa a necessidade de liberar-nos espiritualmente nesta vida.
CARCEREIRO – Atenção, nostalgias, notícias falsas, alguém atraiçoa.
CARNE – Comer a carne de alguém: tirar proveito desse alguém. Carne crua: enfermidade grave. Carne cozida: o oposto. Chupar a carne: prodígios.
CARNEIRO – Êxito ou fracasso, se caminha a favor ou contra do sonhador. Carneiro detido: favorável. Carneiro gordo: abundância. Carneiro fraco: escassez. Cair de um carneiro: perder o elemento de triunfo. Machucar um carneiro que caminha junto ao sonhador: é causar dano a um amigo.
CARRETA – Equilíbrio do corpo físico. Carreta de mão: equilíbrio. Carreta desbocada: perigo físico. Carreta em mal estado: enfermidades.
CARRO – Automóvel. simboliza o Corpo Físico. Corpos de pecado. Carro dourado: ter corpos Solares. Manejar um carro e este se apaga: perigo espiritual, revisar os atos. Se o carro se lança a um abismo: retrocesso espiritual para o dono.
CARRO FÚNEBRE – Carro fúnebre: tristezas. Ver nosso funeral: longa vida.
CARROÇA – Ver Carro Fúnebre.
CARRUAGEM – Carruagem bem feita: corpo físico bem cuidado. Carruagem puxada por cavalos brancos: bem espiritualmente, guia do Íntimo.
CARTA – Significa que logo receberemos uma mensagem ou aviso de alguma índole. Rasgar cartas: Ruptura.
CARTAZ – Informação que nos dará vantagem.
CARVÃO – Vão palavratório insubstancial de conversa ambígua (como o V. M. Samael Aun Weor nos dá a conhecer), em relação às palavras sem sentido, isto é o que representa o carvão. É necessário arrepender-se de coração. Se estão acesos nos estão advertindo que se aproximam forças sexuais em ação. Podem ser paixões ou um tipo de forças a controlar. Também alegorizam tentações. Ofensa. Carvões acesos, tocá-los e queimar-se: armadilhas do inimigo, cuidado. Carvões acesos, tocá-los e não queimar-se: impotência do inimigo. Carvão apagado: ciúmes sem fundamentos e/ou morte de um familiar.
CASA – Segurança, simboliza o corpo físico. O que se sonha na casa ocorrerá a seus ocupantes. União, estreitar relações com novas amizades. Casa ardendo: destruição de velhos dogmas. Casa com buracos no teto: maus pensamentos. Casa que cai em pedaços: retrocesso espiritual na Gnosis. Casa habitada por desconhecidos: nossos egos ou entidades.
CASAMENTO – Ver Matrimônio.
CASCATA – Se estamos banhando-nos nela simboliza que devemos buscar nossa purificação.
CASCAVEL – Significa que devemos trabalhar com os mistérios da serpente, ou em outras palavras com o tantrismo sexual.
CASTELOS – Ascensos espirituais, Esperança. Sintomas de que há trabalhado em outras vidas. Castelo em chamas ou destruído: mal presságio, é necessário cuidar-se, estar alertas.
CASTIGO – Ser castigado: Bom sintoma.
CATACLISMO – Arcano 16 do Tarot, “A Torre Fulminada”, muito mau, queda, descenso. Advertência de que se está desviando gnósticamente. A justiça glorificará aos nobres e castigará aos perversos.
CATEDRAL DE PRATA – Se é de prata significa a catedral da Alma.
CAVALEIRO – Se baixa do cavalo: indica perdas. Se está em terra imóvel: perigo de feridas.
CAVALO – Representa o Corpo Físico, também o Íntimo. É o símbolo da amizade. Símbolo de ousadia, agilidade, império e mando. Adianto espiritual, amizade ou triunfo. Ir montado a cavalo: avanço espiritual interno. Se o cavalo está muito bem adornado: indica muito bom sintoma. Se o cavalo está com sela ou puxa uma carruagem sem ginetes: indica morte. Cavalo desbocado: é muito perigoso, catástrofe, perigo espiritual. Devemos governar o cavalo. Se anda mal no caminho espiritual. Queda de um cavalo: se anda mal na Senda, que se retira da Senda, ou que não somos capazes de domar nosso corpo. O Íntimo nos abandona, perigo de abandono da Senda. Cavalo que puxa um carro: domínio do Corpo Físico.
CEBOLAS – Duelo, sofrimento, brigas, alarma.
CEGO – Ver um cego: luto. Ver-se ou sentir-se cego: inconscientemente prepara uma catástrofe, consciência adormecida, aconselha ou guia sem conhecer. Cuidado com os maus conselhos que parecem bons, não aconselhe. Estar cego e se realiza uma viagem: morte fora de casa.
CEGONHA – Símbolo de piedade, caridade e agradecimento. Dharma, a Lei paga pelas boas obras, sejam internas ou externas.
CEGUEIRA – Se estamos cegos: significa que não estamos vendo a realidade, que andamos com a consciência adormecida.
CEMITÉRIO – Se estamos nele: nos convida a buscar a morte interior, psicológica, a transformação interior, cuidado, forças negativas. Imobilização do sonhador.
CEREJAS – Cerejas na época: esperança. Cerejas fora de época: vãs esperanças.
CERRO – Ver Colina.
CERVA – A cerva cerenita é a cerva de pés de bronze e cornos de ouro, clara alusão à Alma Humana, o esposo da Walkiria (Alma Espiritual).
CÉU – Se está branco: se vai até a luz. Se está negro: estamos marchando para as trevas. Também é símbolo de preocupações.
CHAPÉU – Espiritualmente mal. Se nos entregam ou o usamos: é símbolo de que faremos um viagem muito loga. Chapéu novo: alegria. Por-se um chapéu: uma viagem rápida. Se o chapéu não é branco: espiritualmente mal, amigo que se vai, perda de poder.
CHAVES – Se nos entregam chaves: nos falam da Magia Sexual. Abrir uma porta com uma chave: nova situação. Ter muitas chaves: bens materiais. Abrir uma porta com uma chave e em frente há uma pessoa do sexo oposto: matrimônio.
CHORAR – Alegria, satisfação. Chorar em silêncio: Excelente augúrio. Ver chorar: Proteção para com as dores.
CHUVA – Tristeza e emoções negativas. Molhar-se: dor e amargura. Chuve porém não molhar-se: algo acontecerá porém não nos afetará. Se vamos sob a chuva com guarda-chuvas: dentro de uma controvérsia, teremos proteção da Lei. Caminhar sob a chuva: dor, amargura, prejuízo que causará sofrimento. Imobilizado pela chuva e estar protegido dela: travas, impedimentos. Chuva sem nuvens: teimosia intelectual. Chuva de fogo: perigo.
CIMENTO – Se estamos preparando cimento ou o vemos preparar: nos assinalam a necessidade de trabalhar nossa semente sexual de acordo à Alquimia ou sexologia gnóstica.
CINZAS – Significa que devemos exumar velhas recordações que não têm importância ou que devemos reduzir à cinzas ao Ego animal, aos ontens psicologicamente negativos.
CÍRCULO – Decisão tomada com bons resultados.
CISNE – Simboliza o Amor. Espírito Santo, o Terceiro Logos, alegria, equilíbrio. Cisne que canta: morte de um parente, também êxito.
CIÚMES – Sentir ciúmes: cuidado com o corpo mental, existe desequilíbrio. Sentem ciúmes do sonhador: injustiça para o adormecido.
COBRANÇAS – Se nos chegam a cobrar dinheiro: significa que logo nos cobraram uma dívida pendente com a Lei superior. Se nos pagam: significa que a divindade nos retribuirá ou premiará.
CÓLERA – Mal sinal. Não passa a prova iniciática do fogo.
COLHENDO – Receber dádivas, ajuda do Íntimo. Fazer boa colheita: frutos de suas boas obras. Obter má colheita: devemos saber semear.
COLINA – Significa a meta, a Auto-realização. Subir a colina: a meta do sonhador se cumprirá, bom presságio. Baixar ou cair de uma colina: perigo. Estar no cume de uma colina (distinta de uma montanha): simboliza batalha ganha, porém não a guerra. Descer uma colina: perda de grau esotérico, descenso espiritual, devemos estar alertas.
COLUNA – Sustento do Templo Interior, J. e B. Cuidar os corpos mental e de desejos. Coluna do templo a ponto de cair: hipocrisia, cuidado com a Gnosis, utiliza a doutrina não com bons propósitos. Coluna que cai: desequilíbrio, desastre. Se o sonhador está enfermo e vê cair uma coluna: morte. Em general, as colunas simbolizam honra, fama, estima e respeito.
COMBATE – Desgostos, mal sinal se não se triunfa no combate. Combate consigo mesmo: luta contra o Ego.
COMETA – Fatalidade, cuidado.
COMIDA – Comidas doces: amarguras. Comer tomates: dor física. Pouca comida: falta de alimento e/ou trabalho interior. Suficiente comida: alimento do Ser. A comida em geral representa visitas.
CONCHAS DO MAR – Símbolo do Mercúrio que ainda não recebeu o Enxofre.
CONVITE – Convidar alguém: o sonhador será convidado. O sonhador é convidado: cuidado, não aceitar proposições ou ofertas novas se quem convida é uma pessoa desconhecida. Se quem convida é uma pessoa conhecida: indica-nos gastos.
COPULANDO – Luxúria, desenfreio e falta de transformação das impressões mentais, ataques. Se copula e é casado: simboliza a presença de íncubos ou súcubos.
CORDEIRO – O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo é o Cristo Íntimo que vem a nós a viver o Drama Cósmico. Seu sangre é o Fogo com o qual nos redime. O Filho do Homem, bom sinal, o Cristo, o Íntimo, porvir. Escutar os balidos do cordeiro: apoio, proteção, ajuda a receber, o Ser coopera. Cordeiro morto ou em lutas: obstáculos e reveses.
CORES – Amarelo: trabalho com o Cristo, proveito. Verde: penetração, esperança, segredos desvelados. Azul: amor, satisfações, saúde. Branco: pureza, imaculado, infecundidade. Roxo ou lilás: renúncia, máxima espiritualidade. Vermelho: paixão, ardor, luxúria, intensidade, infradimensões. Negro: negativo, fracassos. Alaranjado: criatividade, iniciativa. Escarlate: tragédias. Rosado: bons sentimentos. Cinza: temor, angústia, medo.
CORNO – Se está cheio de frutas, alimentos ou joias: nos indicam abundâncias materiais ou espirituais próximas.
CORPO – Corpo enrolado: calúnia, difamação, críticas doentias, fofoca. Corpo são e forte: elevação, triunfo. Corpo delgado e débil: restrição nas esperanças.
CORRENTE – Arcano 12 do Tarot. “O Apostolado”. Muito logo pagará Karma. Perigo eminente por questões do passado. Romper correntes: liberar-se.
CORRIDA – Ver uma corrida: ganhará o perdedor ao ganhador. Se compete com um animal: o ganhador triunfará sobre o perdedor. Correr e não querer perder: enfermidade e obstáculos. Correr com medo: segurança, exílio. Correr desnudo: perdas, enganos, loucura. Corrida de homens com paus: guerra, revolução. Correr em general: fortuna, sorte e êxito.
CORUJA – Forças negativas, magos negros, personagem importante frente ao sonhador. Símbolo da morte, da sabedoria e da meditação. Significa que devemos estar mais despertos na vida cotidiana. Necessidade nos manter a cada momento em auto-observação de si mesmos para não cair em erros. Coruja vigilante: espreita sobre o sonhador. Lutar com uma coruja e vencê-la: triunfo sobre a bruxaria. Grito da coruja: desgraça. Matar uma coruja: morte, morte do eu, a meditação, a sabedoria.
CORVO NEGRO – Simboliza a morte de nossos agregados. Sinistro augúrio, Magia Negra, alerta, dores, enfermidades, desgostos, dificuldades, devemos proteger-nos. Também representa o Ens Seminis em seu estado primitivo, grosseiro, sem refinar.
COVA – As cavernas da mente, os defeitos ou erros, dissímulo, hipocrisia, obscuridade.
CRIPTA – Se vemos uma cripta e dentro da mesma observamos uma múmia ou imagem: nos assinalam que devemos reapoderar-nos de valores espirituais que assimilamos em uma vida anterior, em outras existências.
CROCODILO – Representa o perigo de uma queda pelo sexo (Arcano nº 21).
CRUCIFICAÇÃO – Se vemos uma crucificação ou estavam crucificando: nos indicam que estamos chamados a viver espiritualmente tal drama e devemos preparar-nos para ele buscando a Gnosis.
CRUZ – O Signo da Santa Cruz, dois paus cruzados, é o símbolo alquímico por excelência. Transmutação, redenção, sacrifício, sofrimento. Alegoriza também responsabilidade. Necessidade de transmutar, não perder a Pérola Seminal. Aproximam-se grandes sacrifícios.